sábado, 10 de novembro de 2012

Prezados alunos de Jogos Teatrais I em 2012-1,

vejam abaixo as novas tentativas de conceituação de jogos teatrais, que vocês fizeram no final de nossa disciplina. E assim vamos reconstruindo nossos saberes, vida afora...

Att
Prof. Davi de Oliveira Pinto (DEART/IFAC/UFOP)


JOGO TEATRAL

1.    Ao decorrer das aulas, notamos que jogo teatral é a junção de diversos temas, seja do trabalho individual, da escuta cênica, do espaço, cenário, personagem, música, ritmo, todas essas etapas já vistas em sala de aula, tendo esses temas como referências para realização de jogos diversos, de improvisação, para melhor preparação do ator; ocorre a interação dos participantes, há um desenvolvimento da concentração, para um melhor domínio corporal, testando todas possibilidades do ator criador;
2.    Os jogos teatrais são jogos que procuram sintetizar as convenções da interpretação teatral e de suas técnicas dentro da forma de jogos específica. Cada jogo é construído a partir de um foco específico, desenvolvido a partir de instruções que levam o jogador a desenvolver questões específicas da prática teatral. Sua base é a experiência prática de grupo e do ator, onde são fisicalizadas as possíveis experiências, que estão relacionadas aos jogos com as específicas instruções. Procura-se, com os jogos teatrais, desenvolver uma forma de prática teatral que não esteja elaborada na mente do ator ou jogador; a palavra “Jogos Teatrais” vem da designação dos jogos improvisacionais desenvolvidos pela diretora teatral norte-americana Viola Spolin, como preparação de atores profissionais ou na utilização do ensino de teatro para iniciantes ou dentro da escola. O seu objetivo, longe de estabelecer um processo estático ou imóvel, pauta-se pelo incentivo da construção de um ambiente acolhedor, que por sua vez, torna possível a liberdade e a criatividade de cada um dos participantes e facilita o sucesso dos jogos;
3.    São jogos de improviso que auxiliam na preparação do ator com a vivência prática teatral, os jogos procuram melhorar a escuta cênica, a capacidade de raciocínio rápido, a improvisação, aumenta a concentração com regras propostas no jogo. Elementos fundamentais para atores profissionais, ou para pessoas que nunca tiveram contato com o teatro melhorarem suas atividades no teatro ou escolares. A escuta e o desenvolvimento da ação depende da aceitação da proposta do outro;
4.    O entendimento de “jogo teatral” é de um jogo que se tenha o foco no teatro, na improvisação. Não é necessário talento, mas fim foco e a determinação. Dentro do jogo, o trabalho em escuta, personagens, espaço, cenário, tempo e música. No jogo há também a necessidade de propor e também receber a proposta para que assim o jogo se desenvolva;
5.    O jogo teatral pode ocorrer quando dentro de um coletivo de indivíduos estipule-se uma atividade lúdica/brincadeira/interação entre os componentes deste mesmo grupo, atividade esta regida por leis internas de funcionamento e com objetivos a serem atingidos, que perceptivelmente articulem, estruturalmente, um organismo colaborativo. A eficiência do jogo, que desenvolve uma cena a partir das ações gradativamente estruturadas, depende muito dos mecanismos de cada membro e da concentração geral, o que promove a “escuta cênica”;
6.    O jogo teatral é um tipo de jogo em que não existe a intenção de competitividade, para haver um perdedor ou um ganhador. Mas é uma forma de interação lúdica e criativa de um grupo, onde se usa o canto, a dança, a cena teatral, ou até a performance, com o objetivo de uma aprendizagem mais profunda do corpo psicofísico, a aprendizagem cênica, e o melhor uso de todos os nossos sentidos, tanto dentro de uma cena quanto no cotidiano;
7.    Jogos Teatrais são procedimentos lúdicos com regras explícitas [essa frase encontra-se em JAPIASSU, Ricardo Ottoni Vaz. Metodologia do Ensino de Teatro. Campinas – SP: Papirus, 2011, p. 19 ] É a prepração e vivência da prática teatral, onde as estruturas operacionais procuram possibilitar a experiência das convenções da interpretação teatral e de sua técnicas na forma de vivências de jogos de teatro. Cada jogo é construído a partir de um foco específico. Procura-se, com os jogos teatrais, desenvolver uma forma de prática teatral que não seja elaborada apenas na mente do ator ou jogador, mas por sua vivência improvisacional. Enfim, podemos dizer que os jogos teatrais nos possibilitam a representação, a interação, a escuta, a imaginação e principalmente não perder o foco no objetivo;
8.    Pode-se entender como jogo teatral toda e qualquer estrutura de jogo que possa vir a ser utilizada no teatro. Podem-se utilizar brincadeiras, canções e até algumas modalidades esportivas. Há um grande uso de improvisação dentro do jogo teatral. Todo jogo teatral deve ter um objetivo, isto é, um foco principal. O jogo teatral deve ser jogado com mais ou no mínimo duas pessoas, quanto mais pessoas tiver, mais interessante o jogo pode vir a ser;
9.    São dinâmicas de improviso em grupo eu buscam trabalhar a imaginação, percepção, audição, tato e sentido em geral do jogador. Muitas vezes é dada uma proposta de jogo e o jogador deverá criar a partir dela. Além da imaginação e dos sentidos, o jogo teatral irá trabalhar a questão de tempo e espaço. Todas as dinâmicas propõem que haja interação entre os jogadores, pois a criação deverá ser coletiva, pois o jogador nunca estará sozinho em cena.
10. Com base nas aulas de Jogos Teatrais I e nas leituras obrigatórias no decorrer deste semestre, entendo como jogo teatral a relação entre objeto, tempo e espaço em uma cena, interagindo com os personagens ou jogadores. Mas, de modo improvisado, forçando o jogador, em alguns casos, à fisicalização do objeto e a continuidade da proposta apresentada pelo (s) seu (s) parceiro (s) de jogo. Tendo a escuta como a ferramenta muito importante para o sucesso do jogo;
11. O jogo teatral é utilizado com participantes adultos, jovens e crianças em sua primeira experiência de contato com o teatro. Sendo assim, terá um condutor para transmitir as regras definidas e criadas antecipadamente, por meio de instruções a serem desenvolvidas com um ou mais grupos, podendo ser uma dupla ou mais pessoas e também é primordial um grupo revezar como plateia. O jogo se dá de uma maneira que leva o participante a expressar sentimentos, fisicalizar emoções, usando sua criatividade, espontaneidade e improvisação. O jogo teatral tem três pilares que sempre são trabalhados nas cenas, “Onde, Quem e O Quê”. O instrutor dará as instruções lembrando ao grupo o “Foco” do que estão encenando. Com o tempo, os participantes vão atuando com maior segurança, chegando a encenar uma história ou pelo menos uma parte dela. É interessante ver o ato contínuo dessa experiência, principalmente quando é evidenciada a Escuta Cênica;
12. O jogo teatral, como qualquer outro jogo, possui regras para sua realização. Essas regras são impostas para proporcionar aos jogadores a chegada de um objetivo final, que será o propósito do jogo. Todos os jogos teatrais sempre servirão aos atores como forma de exercício: alguns trabalharão com a nossa escuta, outros com a nossa percepção, outros somente para exercitar nossa atenção, mas todos para desenvolver cada vez mais nosso raciocínio como atores. Eu vejo, hoje, o jogo teatral tão fundamental para o teatro como um todo, como eu vejo sendo fundamental a matemática o ensino básico, para o desenvolvimento do nosso raciocínio como pessoa;
13. O jogo teatral é o que nos permite, de forma lúdica, aprender, vivenciar os conceitos e práticas teatrais;
14. O jogo teatral pode ser definido por um conjunto de regras que determinam o que podem ou não fazer seus jogadores. É uma atividade onde participa um ou mais jogadores, pode ser de vários tipos e ser modificada, onde cada jogo é construído a partir de um foco específico, desenvolvido através de instruções e regras que levam o jogador a desenvolver seu jogo de forma lúdica e muitas vezes improvisada. Já que o jogador ou jogadores podem criar e modificar as regras de seu jogo;
15. Levando em consideração todo o conhecimento adquirido nas aulas de Jogos Teatrais, a minha concepção se expandiu bastante. Jogo teatral é uma mistura de vários termos, escuta, generosidade, percepção, imaginação etc. Acho que o jogo teatral é um experimento, o improviso acaba sendo um laboratório em que os atores vão se aperfeiçoando (aceitando ou não a proposta do colega), passando por diversas situações que, na maioria das vezes, acabam sendo cômicas. O jogo teatral é um exercício de autoconhecimento também, que pode ajudar na intenção dos colegas dentro e fora da cena;
16. Pode ser que a mina concepção mude com o tempo, mas para mim, hoje, um jogo teatral é a aquela atividade que tem como objetivo estimular o indivíduo a alcançar determinadas coisas. Sendo mais claro, o jogo teatral deve trabalhar noções básicas para o trabalho do ator, sendo assim, o jogo teatral trabalha as noções de fisicalização, improvisação, tempo, cenário e escuta cênica, de uma forma que eu diria ser didática, quiçá lúdica. O jogo teatral é um trabalho importante até para fins de se trabalhar a desinibição do indivíduo, as suas capacidades de raciocínio e arguição;
17. Nunca havia tido nenhuma experiência parecida com os jogos teatrais, o que a meu ver é uma preparação para montagem de uma grande cena, mas é necessário ter as primeiras experiências com os jogos como uma criança que começa [...] assim são os jogos para o teatro. é uma liberação inicialmente de experiência vivida, expressa nesses jogos para uma aplicação que muitas vezes é surpreendente;
18. O jogo teatral procura unir e expandir a todos que nele se envolvem, através de uma grande “brincadeira” aprendemos com o jogo: trocar, esperar, mostrar, reter, atenção, escuta, digamos que isso tudo seja as regras do jogo teatral. voltar a ser “criança” novamente, mas com a consciência do outro e do espaço. Jogar é necessário para que o desenvolvimento do trabalho teatral seja realizado;
19. Jogo teatral são jogos e exercícios aplicados a atores e não atores com intuito de aproximar os envolvidos a cenas teatrais. Geralmente, o jogo teatral tem um embasamento teatral e a sua aplicação ajuda atores com improvisação, noções de espaço, olhar, escuta, imaginação etc.;
20. Jogo teatral é a busca de improvisação cênica, contendo uma união entre os jogadores, para que assim possa existir o jogo. Uma escuta cênica é de extrema importância para haver o jogo teatral; com variações de jogos, podemos explorar os diversos sentidos do nosso corpo e através disso conquistando uma diversidade cênica maior, podendo saber o que pode deixar o jogo fluir ou então acabar com ele, o que é de fundamental importância para o ator;
21. Através do jogo podemos aprender e dar significados a várias coisas, podendo explorar vários sentidos e recursos, sendo, assim, uma forma de transmitir conhecimentos. Através do jogo teatral podemos exprimir vários sentimentos, atos e ações; encenando várias situações. Explorando o caráter dramático, cômico, romântico, entre outros. Podendo ser uma forma de se manter na cena; ou até mesmo no cotidiano, porque “jogamos” o tempo inteiro;
22. O jogo teatral consiste em uma improvisação que acontece mediante regras, instruções, estímulos. As regras se relacionam à postura do jogador em cena, que deve se manter atento à escuta e fugir da negação da proposta do parceiro de jogo. As instruções e estímulos variam de jogo para jogo, mas eles são os pilares da ação cênica;
23. São jogos de improvisação onde os atores desenvolvem a cena com propósito de trabalhar a escuta, o olhar, concentração, aceitar as regras do jogo, espaço, objeto; com essas técnicas, os atores estão jogando, se divertindo e recebendo todo o estímulo que o jogo oferece;
24. Jogo teatral são atividades como propósito de se desenvolver a criatividade e a capacidade de improvisação do ator, também sendo usados como forma de iniciação ao teatro ou de aprendizado escolar. Os jogos são elaborados com regras e instruções, cada um com um foco voltado para a preparação do ator em cena;
25. Falar de jogo teatral hoje é discorrer sobre uma nova concepção adquirida durante os processos trabalhados em sala de aula. Este jogo remete a escuta, aceitação, integração, trabalho em grupo, dentre outros. Uma das funções deste jogo é utilizar a improvisação dos jogadores para a realização de cenas, uma vez que este é inerente à “aceitação de proposta do outro”. Por fim, o jogo realizado em sala me ensino de certa forma uma melhor compreensão do outro; uma escuta visual e auditiva para a interação com o próximo.
26. É onde podem acontecer todas as possibilidades teatrais, mais ludicamente. É a brincadeira séria de fazer teatro em suas diferentes formas;
27. (do nosso querido e saudoso Daniel Macário) No decorrer do período, tive uma nova concepção do jogo teatral. O jogo parte de uma intenção, parte de uma linha, onde uma proposta deve complementar a outra até chegar à cena. Durante o processo de experimentações, emprestamos o nosso corpo, mente, voz, equilíbrio, agilidade... para atingir o objetivo desejado. Caminhando junto a isso, contamos com o coordenador, que é peça fundamental para o jogo acontecer.



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