sábado, 10 de novembro de 2012

Prezados alunos de Jogos Teatrais I em 2012-1,

agora, as tentativas que vocês fizeram, de conceituação de "escuta cênica", esse conteúdo tão importante para os jogos teatrais.

Att
Prof. Davi de Oliveira Pinto


SUGESTÕES PARA A DISCIPLINA JOGOS TEATRAIS II

1.    As aulas de jogos teatrais I foram de grande compreendimento. foi tudo muito proveitoso. Uma única sugestão para jogos teatrais II, seria um aprofundamento na teoria, nos textos para uma melhor discussão e entendimento do tema;
2.    O que deixo como sugestão para Jogos Teatrais II é a continuidade do trabalho com a escuta, com a percepção e o olhar, pois no Jogos Teatrais I começamos um caminho, que deve ser aprofundado na disciplina Jogos II. Demais sugestões teóricas deixo para meus amigos das Artes Cênicas, pois não possuo bagagem para opinar sobre isso;
3.    Antes quero deixar meus imensos agradecimentos e dizer que essa disciplina é a mais espetacular que existe, a minha sugestão é arrumar uma forma de sanar as críticas desnecessárias aos grupos diante dos erros, porque o erro também é uma forma de se aprender em conjunto. No mais, não mude nada, sou muito grato ao que aprendi e mais feliz ainda por poder ensinar;
4.    Gostaria de aprofundar mais nos conceitos para as discussões, e de que as improvisações não fiquem só no cômico. E que as temáticas das aulas sejam mais aprofundadas;
5.    Gostaria de, considerando o processo contínuo de construção do conhecimento psicofísico, do “jogar cenicamente”, ver um dos nossos jogos teatrais que estiver melhor estruturado e mais desenvolvido se transformar em cena teatral, de fato. Seria, a meu ver, a concretização de um trabalho que começa e se dá por etapas e sentir um resultado final, no contextos dos Jogos II, utilizando tudo o que internalizamos de aprendizado e também de ensino desde os Jogos I;
6.    Particularmente, eu gostei muito da disciplina de Jogos Teatrais I. Todos os jogos proporcionaram grande aprendizado para mim, como ator, e como pessoa. Gostei muito dos jogos que foram executados fora da sla de aula, espero vivenciá-los mais vezes. Minha sugestão é que a turma não critique de maneira tão severa os grupos que executam suas cenas dos jogos, e percebam que um acerto, ou um erro, não é só para o crescimento de um, mas de todos;
7.    A disciplina de Jogos Teatrais I foi muito proveitosa, cheguei pequenina e saio com uma boa bagagem de conhecimento. Para que se tenha continuidade desse trabalho, sugiro que sejam realizados alguns jogos relacionados à escuta, pois percebo que ainda temos dificuldades. Outra questão seria trabalhar com os alunos a interação e principalmente “o saber ceder”, pois quando algum colega propunha alguma atividade, não sabíamos dar continuidade e acabávamos desviando algumas vezes do foco, o que dificultava as outras ações;
8.    Gostaria de propor para a disciplina Jogos Teatrais II a realização de cenas com o uso de textos escolhidos pelos alunos e também outros propostos pelo professor;
9.    Sugiro que na próxima disciplina não se perca os conceitos trabalhados de tempo, espaço e escuta, mas sejam propostos novos jogos, fazendo com que os jogadores se entreguem por inteiro no jogo. Acredito que para isso é bom colocar no jogo características, para ter a possibilidade de montar uma personagem, pois essa concepção ajuda o jogador a ficar mais livre no jogo, sem comprometer a sua imagem, perdendo a timidez;
10. Seria interessante algumas palestras com outros profissionais e/ou pesquisadores que trabalham com este tema específico, inclusive com a escuta cênica, e coisas pertinentes dos jogos teatrais. Os vídeos que trazem cenas com improvisações somariam positivamente no repertório dessa disciplina;
11. Não muita noção do que seria a continuação desta disciplina. Imagino que seria com maior envolvimento e descobrindo outras formas de atuar. Usando ou criando histórias com início, desenvolvimento e finalizando a cena;
12. Contando que a escuta cênica é um processo muito lento de aprendizagem, gostaria de, claro que intercalada com outras atividades, continuar trabalhando com essa parte do teatro improvisado, pois acredito que é um exercício muito enriquecedor para os alunos de artes cênicas;
13. Em algumas aulas, acho que seria interessante um maior tempo para a prática, de forma que as reflexões sejam desenvolvidas em casa, pois a dúvida impulsiona a pesquisa;
14. Ao sugerir algo à disciplina de Jogos Teatrais II, é necessário resgatar o quanto a disciplina Jogos Teatrais I foi de fundamental importância para minha formação. Trabalhamos de forma lúdica, dinâmica e recreativa. Sugiro que na próxima disciplina trabalhemos mais o espaço externo, onde as atividades e os jogos sejam e explorem outros espaços além da sala de aula;
15. Uma sugestão que tenho não é na verdade para Disciplina, mas para os alunos: que aceitar as propostas é mais fácil do que discuti-las. Obs.: aceitar as propostas cênicas;
16. [...] jogos que utilizem os espaços: poderia ser em praças ou jardins. Introduzir trabalhos com a comunidade;
17. Durante as aulas, percebemos que não fácil trabalhar em grupo, ao passar do tempo ganhamos uma intimidade e convivência com a turma, aumentando assim nossa escuta interna e externa com o outro, passamos a nos reconhecer melhor, e aprendemos a respeitar nossos limites. Para as próximas aulas, sugiro que trabalhemos mais exercícios em grupo, para que nossa escuta continue melhorando;
18. Jogo detetive/máfia; jogos com contos corporais que envolvam olhar e concentração; jogos exclusivos de concentração;
19. Acredito que todo o trabalho desenvolvido anteriormente não pode ser de maneira alguma jogado fora, podendo haver uma sequência, e em particular acredito que ainda preciso mais de jogos onde não há personagens, pois de certa forma pude me questionar como ser humano, o que acredito ser grandioso para o trabalho do ator e para a vida, contribuindo muito para meu trabalho. Logo, este exercício pode ser utilizado em Jogos Teatrais II com intuito de melhorar certas questões em que ainda tenho dificuldade;
20. Gostei muito da disciplina; ela contribuiu muito para o meu curso de Pedagogia, pois envolve, entre muitas, as questões do lado lúdico, o qual é o meu interesse. A disciplina abordou vários temas como a musicalidade, a noção do espaço, entre outras, e principalmente a questão da escuta; a questão de prestar atenção no outro; pois funciona[mos] como uma engrenagem, um ligado ao outro, para obter um bom resultado, como aconteceu com a disciplina;
21. Particularmente, gosto muito do contexto, do andamento da aula e do processo; mas pode-se variar mais os jogos de aquecimento, por exemplo;
22. Jogos com figurino; jogos com objetos (ex: balão e bola);
23. Proponho continuar focando na escuta cênica, os debates após os jogos como forma de reflexão e a exposição da opinião dos alunos e professor, dança, jogos de outros tipos e utilização de objetos;
24. Acredito que as atividades de jogos teatrais corresponderam às minhas expectativas, porém, quanto mais novidades a serem desenvolvidas, melhor será a criatividade dos jogadores na Disciplina. Uma das sugestões que posso propor são: utilização de figurinos em cena, para auxiliar os atores na construção de personagens. Contudo, aguardo novas propostas dos coordenadores do Jogo Teatral;
25. Eu gostei muito de aulas com instrumentos musicais. Acho muito legal que houvesse mais vezes;
26. (de nosso querido e saudoso Daniel Macário) Jogos de memorização (trabalhar com a memória); jogos de sintonia (buscar uma melhor sintonia em grupo); jogos com objetos. Obs.: para mim, as aulas de jogos foram bastante proveitosas e aguardo ansioso o próximo período!

Nenhum comentário:

Postar um comentário