agora, as tentativas que vocês fizeram, de conceituação de "escuta cênica", esse conteúdo tão importante para os jogos teatrais.
Att
Prof. Davi de Oliveira Pinto
SUGESTÕES PARA A DISCIPLINA JOGOS TEATRAIS II
1.
As aulas de jogos teatrais I foram de grande compreendimento.
foi tudo muito proveitoso. Uma única sugestão para jogos teatrais II, seria um
aprofundamento na teoria, nos textos para uma melhor discussão e entendimento
do tema;
2.
O
que deixo como sugestão para Jogos Teatrais II é a continuidade do trabalho com
a escuta, com a percepção e o olhar, pois no Jogos Teatrais I começamos um
caminho, que deve ser aprofundado na disciplina Jogos II. Demais sugestões
teóricas deixo para meus amigos das Artes Cênicas, pois não possuo bagagem para
opinar sobre isso;
3.
Antes
quero deixar meus imensos agradecimentos e dizer que essa disciplina é a mais
espetacular que existe, a minha sugestão é arrumar uma forma de sanar as
críticas desnecessárias aos grupos diante dos erros, porque o erro também é uma
forma de se aprender em conjunto. No mais, não mude nada, sou muito grato ao
que aprendi e mais feliz ainda por poder ensinar;
4.
Gostaria
de aprofundar mais nos conceitos para as discussões, e de que as improvisações
não fiquem só no cômico. E que as temáticas das aulas sejam mais aprofundadas;
5.
Gostaria
de, considerando o processo contínuo de construção do conhecimento psicofísico,
do “jogar cenicamente”, ver um dos nossos jogos teatrais que estiver melhor
estruturado e mais desenvolvido se transformar em cena teatral, de fato. Seria,
a meu ver, a concretização de um trabalho que começa e se dá por etapas e
sentir um resultado final, no contextos dos Jogos II, utilizando tudo o que
internalizamos de aprendizado e também de ensino desde os Jogos I;
6.
Particularmente,
eu gostei muito da disciplina de Jogos Teatrais I. Todos os jogos
proporcionaram grande aprendizado para mim, como ator, e como pessoa. Gostei
muito dos jogos que foram executados fora da sla de aula, espero vivenciá-los
mais vezes. Minha sugestão é que a turma não critique de maneira tão severa os
grupos que executam suas cenas dos jogos, e percebam que um acerto, ou um erro,
não é só para o crescimento de um, mas de todos;
7.
A
disciplina de Jogos Teatrais I foi muito proveitosa, cheguei pequenina e saio
com uma boa bagagem de conhecimento. Para que se tenha continuidade desse
trabalho, sugiro que sejam realizados alguns jogos relacionados à escuta, pois
percebo que ainda temos dificuldades. Outra questão seria trabalhar com os
alunos a interação e principalmente “o saber ceder”, pois quando algum colega propunha
alguma atividade, não sabíamos dar continuidade e acabávamos desviando algumas
vezes do foco, o que dificultava as outras ações;
8.
Gostaria
de propor para a disciplina Jogos Teatrais II a realização de cenas com o uso
de textos escolhidos pelos alunos e também outros propostos pelo professor;
9.
Sugiro
que na próxima disciplina não se perca os conceitos trabalhados de tempo,
espaço e escuta, mas sejam propostos novos jogos, fazendo com que os jogadores
se entreguem por inteiro no jogo. Acredito que para isso é bom colocar no jogo
características, para ter a possibilidade de montar uma personagem, pois essa
concepção ajuda o jogador a ficar mais livre no jogo, sem comprometer a sua
imagem, perdendo a timidez;
10. Seria interessante
algumas palestras com outros profissionais e/ou pesquisadores que trabalham com
este tema específico, inclusive com a escuta cênica, e coisas pertinentes dos
jogos teatrais. Os vídeos que trazem cenas com improvisações somariam
positivamente no repertório dessa disciplina;
11. Não muita noção do
que seria a continuação desta disciplina. Imagino que seria com maior
envolvimento e descobrindo outras formas de atuar. Usando ou criando histórias
com início, desenvolvimento e finalizando a cena;
12. Contando que a escuta
cênica é um processo muito lento de aprendizagem, gostaria de, claro que
intercalada com outras atividades, continuar trabalhando com essa parte do
teatro improvisado, pois acredito que é um exercício muito enriquecedor para os
alunos de artes cênicas;
13. Em algumas aulas,
acho que seria interessante um maior tempo para a prática, de forma que as
reflexões sejam desenvolvidas em casa, pois a dúvida impulsiona a pesquisa;
14. Ao sugerir algo à
disciplina de Jogos Teatrais II, é necessário resgatar o quanto a disciplina
Jogos Teatrais I foi de fundamental importância para minha formação.
Trabalhamos de forma lúdica, dinâmica e recreativa. Sugiro que na próxima
disciplina trabalhemos mais o espaço externo, onde as atividades e os jogos
sejam e explorem outros espaços além da sala de aula;
15. Uma sugestão que tenho
não é na verdade para Disciplina, mas para os alunos: que aceitar as propostas
é mais fácil do que discuti-las. Obs.: aceitar as propostas cênicas;
16. [...] jogos que
utilizem os espaços: poderia ser em praças ou jardins. Introduzir trabalhos com
a comunidade;
17. Durante as aulas,
percebemos que não fácil trabalhar em grupo, ao passar do tempo ganhamos uma
intimidade e convivência com a turma, aumentando assim nossa escuta interna e
externa com o outro, passamos a nos reconhecer melhor, e aprendemos a respeitar
nossos limites. Para as próximas aulas, sugiro que trabalhemos mais exercícios
em grupo, para que nossa escuta continue melhorando;
18. Jogo detetive/máfia; jogos
com contos corporais que envolvam olhar e concentração; jogos exclusivos de
concentração;
19. Acredito que todo o
trabalho desenvolvido anteriormente não pode ser de maneira alguma jogado fora,
podendo haver uma sequência, e em particular acredito que ainda preciso mais de
jogos onde não há personagens, pois de certa forma pude me questionar como ser
humano, o que acredito ser grandioso para o trabalho do ator e para a vida,
contribuindo muito para meu trabalho. Logo, este exercício pode ser utilizado
em Jogos Teatrais II com intuito de melhorar certas questões em que ainda tenho
dificuldade;
20. Gostei muito da
disciplina; ela contribuiu muito para o meu curso de Pedagogia, pois envolve,
entre muitas, as questões do lado lúdico, o qual é o meu interesse. A
disciplina abordou vários temas como a musicalidade, a noção do espaço, entre
outras, e principalmente a questão da escuta; a questão de prestar atenção no
outro; pois funciona[mos] como uma engrenagem, um ligado ao outro, para obter
um bom resultado, como aconteceu com a disciplina;
21. Particularmente,
gosto muito do contexto, do andamento da aula e do processo; mas pode-se variar
mais os jogos de aquecimento, por exemplo;
22. Jogos com figurino;
jogos com objetos (ex: balão e bola);
23. Proponho continuar
focando na escuta cênica, os debates após os jogos como forma de reflexão e a
exposição da opinião dos alunos e professor, dança, jogos de outros tipos e
utilização de objetos;
24. Acredito que as
atividades de jogos teatrais corresponderam às minhas expectativas, porém,
quanto mais novidades a serem desenvolvidas, melhor será a criatividade dos
jogadores na Disciplina. Uma das sugestões que posso propor são: utilização de
figurinos em cena, para auxiliar os atores na construção de personagens.
Contudo, aguardo novas propostas dos coordenadores do Jogo Teatral;
25. Eu gostei muito de
aulas com instrumentos musicais. Acho muito legal que houvesse mais vezes;
26. (de nosso querido e
saudoso Daniel Macário) Jogos de memorização (trabalhar com a memória); jogos
de sintonia (buscar uma melhor sintonia em grupo); jogos com objetos. Obs.:
para mim, as aulas de jogos foram bastante proveitosas e aguardo ansioso o
próximo período!
Nenhum comentário:
Postar um comentário